Sejam bem vindos
Projeto de um apartamento de 270,00 m2 no Leblon, Rio de Janeiro. Um casal de empresários de São Paulo, precisava de um endereço fixo, devido as idas frequentes ao estado à trabalho e passeios de barco com familiares e amigos. O apartamento ficou literalmente nos tijolos, sem algumas paredes e foi totalmente automatizado.
Os proprietários, que valorizam o traço contemporâneo, em uma primeira conversa pediram ambientes mais leves. Pensando nisso, o ponto de partida foi a fluidez dos espaços, consequência de um novo modo de viver. Sem artificialismos, mais despojados e com conforto.
Para esse projeto foi considerado um conjunto de fatores. O primeiro deles foi o local, o Leblon, no Rio de Janeiro, com uma vista para a copa das árvores e a praia. Foi ponderado também os costumes e as preferências da família, além de elencar materiais e revestimentos que comportam e resistem aos usuários da praia e aos passeios no barco da família, além da maresia.
A suíte master aumentou, a área social aberta agrega diversas atividades e existe para o bem estar dos usuários. O projeto foi pautado no design e na praticidade com a integração da área social com a cozinha. Tudo pode acontecer no living: cozinhar, receber, assistir TV, ler e navegar pela internet. Os antigos ambientes obtiveram maior fluidez dos espaços, consequência de um novo modo de viver. Uma nova suite foi criada para maior conforto dos usuários.
O mote era imprimir um ar leve aos espaços, afinal trata-se de uma moradia em uma cidade de praia.
Trabalhei com alguns contrastes entre claros e escuros. Valorizei a iluminação natural calorosa da cidade e criei uma iluminação cênica com a ajuda da automação, um projeto bem estruturado de iluminação proporciona facilidade no dia a dia de quem utiliza os espaços. A madeira traz aconchego. O mobiliário de design, assim como tapetes e pisos foram pensados para usuários de praia e passeios de barco, portanto foram dispostos de modo à ter maior fluidez.
Vários itens foram diferenciais neste projeto, as placas geométricas de concreto arquitetônico Castelatto e conceituar os espaços com boa escolha de mobiliário dos principais designers brasileiros.
Na arquitetura de interiores a relação material | ambiente precisa marcar o projeto, e isso foi obtido com qualidade, proporção e harmonia. Sem esquecer da fluidez.
O escritório além do projeto de arquitetura de interiores, foi responsável pela administração da obra.